- -10%
O coração do Artur | O meu coração nasceu diferente
Texto e ilustração grão de pó
Revisão Conceição Candeias
Idioma Português
Editora Canto Redondo
Chancela Germinário
Edição Março 2021 (1.ª)
ISBN 978-989-53063-1-2
Capa dura, 44 p. + 52 p.
187 x 160 x 11 mm | 160 x 160 x 11 mm
PROJECTO EDITORIAL SOLIDÁRIO
Ao adquirir esta edição contribui com 3€ a favor da Associação Coragem.
A história destas histórias começa em 2013, quando uma mãe compreende que precisa de preparar o filho de dois anos para uma cirurgia cardíaca. Sem sintomas, a criança não sabia que estava doente, e a mãe seguiu a sua intuição.
Três anos volvidos, uma segunda cirurgia viria a exigir mais respostas, à medida da curiosidade crescente da criança, e, sobretudo, ferramentas emocionais para lidar com a experiência da dor. Os textos e ilustrações que nasceram destes dois momentos permitiram a aceitação do processo, não só pela criança, mas também (e sobretudo) pelos pais, bem como por todos os companheiros temporários que viviam idêntica batalha hospitalar.
O que surgiu como instinto (ou urgência) maternal revelou-se afinal alicerçado em literatura científica: a preparação psicológica para a cirurgia infantil contribui para reduzir a ansiedade inerente ao processo e beneficia a recuperação.
O coração do Artur transporta-nos, com delicadeza, mas sobretudo com esperança, através das emoções fortes de uma vivência para a qual nunca se está preparado: a da cirurgia de uma criança, de um filho.
O meu coração nasceu diferente, «escrito» pela criança de cinco anos que acabou de passar pela experiência cirúrgica, é uma mão estendida a todas as crianças que precisam de enfrentar um tal desafio.
*
grão de pó, poeira feita de devaneios e terra fértil de inspirações, deseja acarinhar, como se chuva fosse, raízes que se entranham e cuidam desta nossa terra Mãe. Cresceu em Oeiras e assentou numa mobília em Paço de Arcos. A sua avó conta que costumava copiar os desenhos animados frente à televisão, de língua de fora, coisa que a sua memória preferiu não gravar. Optou por estudar biologia, que a ajudou a começar a construir um caminho mesclado de arte e ciência... Ilustrou os livros A minha avó Felicidade, mãe Terra, terra Mãe, Melissa, vidas de invertebrados, Zi, a abelha zonza, Landroal d’Encantar e O baú mágico do meu pai.