- -10%
Baile de Luzes
Texto Ana Mafalda Alves
Posfácios Sónia Ferreira, Manuel Mouta Faria
Ilustração Manuel Mouta Faria
Fotografias das guardas Radim Schreiber • FireflyExperience.org
Idioma português
—
Edição Canto Redondo
Chancela Germinário
isbn 978-989-53692-4-9
—
1.ª edição Dezembro 2022
Capa dura, 44 páginas, 210 x 230 mm
—
bailedeluzes.cantoredondo.eu
PORTES GRÁTIS
Apoios
Agência Portuguesa do Ambiente • FAPAS — Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade • Associação de Municípios Parque das Serras do Porto • Associação Bioliving • Monte Selvagem • Ascendi • Grupo Nabeiro — Delta Cafés
—
Luzia e Lúcio são dois pirilampos-lusitânicos (Luciola lusitanica) que se enamoram no vale do rio Febros. Tal como acontece com outros insetos, as nossas personagens não têm uma vida muito longa. Pouco depois de depositados os seus pequeninos ovos,
terminam a vida na Terra. Mas há um lugar especial onde viverão para sempre, que é na memória de quem um dia viu o seu inesquecível e mágico baile de luzes!
—
«O Baile de Luzes é uma história “iluminada”, onde podemos conciliar o prazer da leitura com a aprendizagem sobre estes pequeninos seres fantásticos que trouxeram magia à nossa infância.»
Célia Alves, Coordenadora Pedagógica do Centro de Estudos Educare
«In this charming story, Ana Alves reveals the mystery behind the summertime show of firefly lights. Follow along as endearing – and hungry! – youths undergo the magic of metamorphosis, blossoming into living fireworks to search for love.»
Sara Lewis, Professor of Biology Tufts University – Chair IUCN Firefly Specialist Group
—
Ana Mafalda Alves nasceu no Porto, em 1975. Como tantas mães, despertou para a magia dos livros infantis ao ler para as suas filhas. Licenciada em engenharia zootécnica, o trabalho com os animais no Parque Biológico de Gaia (nos últimos vinte anos), a educação ambiental e a conservação da natureza são os temas que a inspiram. É autora das histórias Mauro e Emília: Os nossos cágados estão em perigo. Vamos ajudá-los! (2013, Águas e Parque Biológico de Gaia) e Eurico, o ouriço. Uma aventura no Centro de Recuperação (2020, Município de Vila Nova de Gaia).
Manuel Mouta Faria nasceu na cidade da Lenda do Galo e das Festas das Cruzes, em 1952. Já no Porto, o nascimento da irmã mais nova, em 1965, permitiu-lhe observar a beleza das fantasias infantis e o mundo ilimitado da imaginação. O up-grade desta lição aconteceria mais tarde, em 1985, com a chegada da sua filha. O prazer dos lápis e das tintas surgiu ainda antes da formação académica em medicina veterinária e rapidamente se associou à causa do ambiente e da natureza, área em que realizou alguns trabalhos científicos e técnicos, nomeadamente sobre o comportamento animal. Escreveu e desenhou alguns livros infantojuvenis: Histórias Naturais (1984, Edições Afrontamento), A História de Dona Lavandisca Alvéola (2001, Parque Biológico de Gaia), Galvino e Galvão, a Galinha-de-água e o Galeirão (2008, idem), A Família do Senhor Lapão (2021, FAPAS). Ilustrou também outros trabalhos de diferentes autores.