- -10%
Cadernos do Arquivo, 2. Paulo Henrique de Carvalho e Cunha.
Arquitectura, Planeamento Urbano e Projectos Portuários a Sul do Tejo
Autor José Luís Possolo de Saldanha
Prefácio Carlos Correia
Idioma Português
Edição Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra
Colecção Cadernos do Arquivo, 2
ISBN 97898953433315
1.ª edição Dezembro 2022
Capa mole, 159 p., 219 x 236 x 14 mm
PORTES GRÁTIS
Sobre o livro
Paulo Henrique de Carvalho e Cunha dificilmente será superado, em volume de obra de planeamento e edificação em portos portugueses, especialmente desenvolvido para a Administração do Porto de Lisboa, cujos quadros técnicos integrou por longas décadas. De tal modo que a matéria sobre esse arquitecto não se esgotou no primeiro Caderno dos Arquivos, que assim lhe vem agora dedicar segundo volume, com projetos realizados
a sul do Tejo, entre os quais se evidencia particularmente a colaboração com a Administração dos portos de Setúbal e de Sesimbra.
Sobre o autor
José Luís Possolo de Saldanha (Lisboa, 1966), arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (1990) e autor de projetos de arquitetura para programas diversos, é doutor em Arquitetura pela Universidade de Sevilha (2003), em cujo âmbito foi bolseiro do Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian, entre 1999 e 2002. É professor associado no ISCTE, de que foi presidente do Conselho Pedagógico em 2013 e 2014, e foi diretor do departamento de Arquitetura e Urbanismo – onde leciona – entre 2016 e 2019. Investigador integrado no Dinâmia-CET, participou em diversos projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, incluindo o que originou a presente investigação. Autor de livros, capítulos de livros e artigos onde a história da arquitetura, urbanismo e território são abordadas, realizou comunicações em encontros científicos, e colaborou na organização de exposições, em Portugal e no estrangeiro.